23.6.05

Tipo quê?

Um dos traços da nossa mocidade portuguesa actual, tambem conhecida como geração Pokémon, putos que devem ter por esta altura 14/15 anos, são as frases feitas e expressões que usam a toda a hora. A previsibilidade desta geração é maracada pelo uso de expressões como "ah e tal não" ou entao "a sério..." ou ainda mais irritante "tipo...".
A expressão "tipo" que é usada pelo menos uma vez a cada duas palavras ditas nos casos mais graves, é de origem desconhecida e não se conhece também o que significa ao certo. Ela é usada insistentemente por esta geração e tem como função substituir o "hhhuuuummmmm..." de quem está a pensar na próxima frase que vai dizer. Por isso é frequente passarmos numa escola de 3º ciclo e vermos as "pitas" (femenino de puto, nada de fazer confusões) de 14 anos do social, vestidas de cor de rosa e com umas argolas de arame nas orelhas que chegam até aos ombros a manterem uma conversa cujo conteudo é ocupado por cerca de 80% pela palvra "tipo". Estudos recentes efectuados em especímes que sofrem da doença "tipo" no seu ultimo grau, revelam que o uso do "tipo" é directamente porporcional ao estatuto social do individuo e ao tamanho dos brincos usados, ou seja, uma rapariga que diga "tipo" a cada 10 palavras deverá ter um rendimento familiar mensal entre os 2000 e os 5000 € e umas argolas com um diametro de 5 cm, num caso mais extremo em que a palavra "tipo" surja a cada 3 palavras, então o individuo em causa terá um rendimento familiar mensal superior a 10000€ e no caso das raparigas, deverá ter umas argolas de arame que batem nos ombros.
O mais preocupante da invasão do "tipo" é a possibilidade de se manter para lá da puberdade e acompanhar o individuo que o diz durante a sua vida adulta. Assim corremos o risco de daqui a 30 anos termos esta geração a governar o país e eu já estou a imaginar num debate tipo na assembleia da republica tipo para discutir tipo o orçamento de estado tipo do ano 2035 tipo uma deputada tipo do CDS-PP tipo discursar e dizer tipo: "tipo, este orçamento sr. tipo primeiro ministro, tipo é inaceitavel, tipo na sua forma, tipo e conteudo".
Pais de Portugal, levem os vossos filhos a um psicologo e a um terapeuta da fala imediatamente se não querem ver o vosso país mudar de nome para "Tipo-Portugal", o vosso hino ser "Heróis tipo-do-mar, tipo nobre povo, tipo valente e imortal..." e viverem em cidades "Tipo-Porto" ou "Tipo-Santa-Marta-Tipo-de-Penagião".

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tipo...'tá fixe!Mas eu cá acho que tipo, o pessoal é mesmo é gago.É tipo, usam o "tipo" como desbloqueador de fala, então é tipo, quando não conseguem completar a frase e ficam empatados numa palavra usam o "tipo"( um sujeito pelos vistos muito sociável e dado, porquetoda a gente o conhece e nem é necessário mencionar o seu nome..."tipo" é suficiente; e além de muito sociável deve ser ou muito inteligente ou muito intrometido...é que o gajo entra em todo o tipo de conversas).E isto só vem confirmar uma situação à muito discutida...os jovens de hoje em dia (Sim!porque "no meu tempo, não era assim")é que os putos e pitas têm problemas de concentração e possuem informação em excesso....isso leva a que o cérebro processe mais rápido que a fala e cause esta gaguez geral, tipo o de uso de desbloqueadores de discurso, tipo o "tipo" ;)
Beijos mega fofos, TIPO...tu sabes!*****************************

2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tipo... vamos ver a referida questão... tipo, realmente se formos bem a ver, a palavra 'tipo', tipo, é realmente mt utilizado pela juventude de hj em dia... eu falo por experiência própria, pk tipo, uma pessoa ja diz 'tipo', tipo naturalmente, e realmente se formos bem a ver, essa cena já é tipo um vírus.. mas vou-m tntar aguentar e nao dizer a palavra 'tipo' pk tipo, como Don Tiagonni refere, daki a tipo uns 20 anos, kuando tipo, o ppl da minha idade governar esta cena toda, tipo, vai comçar td com Tipo, e não me parece mt razoável... eheheh

Akele abraço

4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tipo! lol!
Eu até concordo que "tipo" seja um desbloqueador de fala.Porèm muitas vezes vêmos tal expressão como abreviatura para introduçao de frases,ou para substituir "pois,tal como,tal qual.. ".

4:08 da tarde  
Blogger Ry'nkadink said...

pah... eu tive a pensar e tipo... até tens razão!
Penso que o teu alerta vem tarde, embora ainda a tempo de corrigir alguns (lol), pq foi aprovada há 3 semanas esta expressão como expressão TIPicamente portuguesa dada a adesão do povo.

grande Mazza, tipo... fica bem pah!
abraço

Rykaardu (aka Taveira)

10:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Está Bem redigido..embora alguns erros ortográficos...precisas de treinar qualquer coisinha..não?
O "tipo" é uma bengala, na qual nos seguramos para que o nosso discurso decorra.
O silêncio incomóda muita gente...

10:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home